Marcadores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO: LIMPEZA NA ESCOLA II






A professora Sirley Matins no ano de 2010 esta trabalhando a Projeto Escola Limpa II
no Colégio Esatadual

INTRODUÇÃO

Nossas ações humanas não podem ser pensadas como partes isoladas da natureza e o meio ambiente. As principais fontes de poluição estão, sobretudo nas novas tecnologias e nossas atividades do dia-dia.
Os problemas ambientais têm sido discutidos por todo mundo e é considerado, cada vez mais urgente para o futuro da humanidade.
Nesse contexto as professoras de geografia e ciência decidira elaborar um projeto com objetivo de possibilitar aos alunos uma educação ambiental voltada para o meio em que vivem priorizando o contexto escolar e suas ações diária na escola, nas ruas e em suas casa.

JUSTIFICATIVA
O que você pensa que afeta só sua volta pode estar prejudicar e comprometendo a biodiversidade não só de sua região, mas também do estado, do Brasil, da América ou ate do mundo.
Tendo em vista a falta de consideração dos alunos com relação ao destino adequado de lixo na hora do recreio, e ate mesmo na sala de aula percebe se a necessidade de conscientização. Pensando nisso serão proposta algumas atividades praticas e simples do dia-dia.
Ciente de que o mio ambiente esta pedindo por socorro e uma das maneiras que nos professores podemos ajudá-lo e começa na conscientização, por nossas atitudes diárias.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética
Meio Ambiente
Saúde
Pluralidade Cultural
OBJETIVO GERAL
• Conscientizar a Comunidade Escolar que a prevenção é a melhor solução para erradicarmos a dengue, febre amarela e aquecimento global, do nosso meio.
• Que os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como.
OBJETIVO ESPECIFICO
• Compreender a importância de atitudes individuais e coletivas para conservação e uso racional dos recursos do planeta;
• Valorizar o trabalho em grupo e limpeza da sala de aula;
• Valorizar o trabalho do pessoal da limpeza que zelar pelo pátio;
• Colocar lixo no lixo;
• Na hora do recreio jogar saches e frascos de lajinha no lixo;
• Conscientiza os alunos que todos são responsáveis pela limpeza do pátio.
• Zelar das vasilhas utilizadas para o lanche
CONTEÚDO: Meio Ambiente

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O projeto limpeza na escola iniciou no ano de 2009 com todos os turnos, e seres no Colégio Estadual Desor. Hamilton de Barros Velasco de Palminópolis os professores e todo corpo docente tem procurado buscar uma educação, mais voltada para consciência ambiental pela necessidade de todo o mundo responsabilizando os alunos pelo asseio dos espaços exteriores através do lixo lançado no chão por aqueles que teimosamente insistem em poluir e tornar menos aprazível este espaço que é partilhado por todos nós.
O trabalho desenvolvido nos últimos dias tem sido positivo, no entanto, continua a haver um grande descuido por parte de alguns que, apesar de todos os ensinamentos, preferem sujar um espaço que é de todos, sem qualquer respeito. Por isso pede-se novamente o empenho de todos os envolvidos neste projeto para que o mesmo continue a produzir efeito neste ano letivo.
ESTRATÉGIAS.
1°etapa:
6°A,B,C, 7°A,B,C, 8°A, 9°A,B e em todo ensino médio ano matutino será feito uma palestra de conscientização da importância de contribuirmos com o meio começando com atitudes simples e pratica do dia a dia.

2° etapa:
Distribuir tarefas de limpeza das carteiras e das salas cada aluno no seu turno e no seu horário de aula.
Alunos do 6°B fará a limpeza da quadra de esportes;
O 7°C será responsável pela limpeza da horta;
8° B cuidar do pavilhão por traz do colégio;
9° Limpar o jardim do colégio;
2° etapa:
Nomear quatro representantes de sala para revezar no recreio observando se os alunos estão brincando, lanchando em fim se divertindo sem sujar e poluir seu meio.
Avaliação

Será feito observação da participação individual e coletiva dos alunos no ultimo dia será feito ainda um relatório em dupla com relatos dos alunos da participação de cada aluno.
No matutino será cobrado uma redação dissertação na qual os alunos terão que dar sua opinião sobre o projeto e sobre a importância das nossas ações no meio.
Entrevista com o pessoal da limpeza para saber se aconteceu mudança de atitude por parte dos alunos no decorrer do ultimo ano.

BIBLIOGRAFIA
http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/esterina/projeto_escola_limpa.htm
http://projetoescolalimpa.blogspot.com/2007/08/escola-projeto-escola-limpa.html
http://comlurb.rio.rj.gov.br/unicom/cit/elimpa/elimpa_objetivosmeta.htm

3 comentários:

Tainara Teodoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
airan,simplismente airan disse...

Parabéns a todos colaboradores desse projeto,pois estou tentando fazer algo na escola que trabalho,porém é muito difícil pois a falta de credibilidade dos professores nos alunos da comunidade é vergonhosa.

airan,simplismente airan disse...

trabalho como agente em alimentaçao escolar e devido a tanto descaso,juntei-me com um serviço gerais e elaboramos um projeto de combate ao lixo,estou passando em todas as salas conversando sobre os problemas que o lixo causa em nosso planeta,até que eles tentam colaborar porém falta a colaboraçao dos professores.O que posso fazer?as vezes dá vontade de desistir.Ajude-me.